sexta-feira, junho 25, 2010

Restauração XL-125 S - Procuro peças

Salve Galera,

Quem acompanha o blog sabe que estou restaurando uma XL 125 ano 87, branca e estou precisando de várias pelas de acabamento. Tenho interesse apenas por peças ORIGINAIS, novas ou usadas em bom estado de conservação.

O que eu preciso:
- Paralamas dianteiro (é o mesmo da Xizelona);
- Carenagem do farol (é a mesma da Xizelona);
- Tampas laterais (filtro de ar e bateria), com ou sem faixas;
- Tampa do tanque e trava do capacete. Eu sei que tem uns kits com ignição + trava de capacete + trava de guidão + tampa do tanque, se tiver esse melhor ainda;
- Banco azul, com a inscrição XL;

Como eu disse, podem ser peças usadas desde que ORIGINAIS e em condições de uso ou com possibilidade de restauração.

Se alguém souber de algo serei grato. Pago preço justo e posso até dar uma bonificação a quem indicar.

Té+

domingo, junho 20, 2010

Mercado - maio 2010

Salve,

Alguns dados interessantes sobre o mercado de motos e automóveis depois fechamento do mês de maio de 2010.
  • A Fiat segue batendo a Volks, com 22,54% de participação de mercado*, contra 20,94%;
  • A Hyundai já ocupa a 7° posição* com 3,47%, superando Toyota (3,08%) e Peugeot (2,69%);
  • O Fiat Palio ocupa a 3° posição* nos mais vendidos, perdendo a 2° posição para o "irmão" Mille/Uno;
  • A Honda Motos ocupa a 1° posição* (jura??) com 77,24% de participação de mercado;
  • A Honda CB 300R ocupa a 4° posição no ranking das mais vendidas, com 31811 unidades*. A Yamaha Fazer 250 é a 5°, com 12530 unidades*;
  • Mesmo sendo vendida no modelo 2008, a Suzuki GS 500E, teve 118 unidades emplacadas*;

*: acumulado no ano de 2010

Só isso. Té+

sábado, junho 19, 2010

Restauração XL-125 S - Parte 2

Salve,

Seguindo a história da restauração da Xizelinha, as peças começam a chegar de várias partes do país (viva a internet!!). A seguir podem ver as caixas, as etiquetas de época, etc. Confesso que é excitante, é caro, dá trabalho, mas só quem começa a fazer uma restauração pode entender.















Por enquanto é isso, abraços e té+

terça-feira, junho 15, 2010

Restauração XL-125 S - Parte 1

Salve,

Minha história com motos é antiga, e tem uma moto em particular que está comigo de 1994 e que já me ajudou muito, e com a qual nunca tiver dor de cabeça, sempre valente e prestativa, essa é minha XL-125, que atualmente está abandonada numa garagem lá no sítio.

Por tudo que essa moto já me serviu, e pelo valor sentimental que ela tem, acho que estou sendo ingrato, por isso resolvi submetê-la a um processo de restauração. Obviamente, que não compensa em termos financeiros, pois as peças dessa moto, além de difíceis de achar, são caras, dadas a pouca disponibilidade. Com a grana que vou gastar comprava outra motinha, mas diz o ditado né :- "Mais vale o gosto de que o dinheiro no bolso".

Pelas minhas contas, devo gastar algo em torno de R$ 2.500,00 na restauração, somente com peças genuínas Honda, paralelo só em último caso mesmo, quando se esgotarem todas as fontes de busca. O que ajuda é que algumas peças de acabamento e periféricas são da XL-250, uma moto que teve bem mais saída que a XL-125, então dá pra usar. No motor é tranquilo, já que é o mesmo da ML e da Turuna. Porém, tem algumas que são específicas do modelo, e aí o bicho pega!

A seguir, algumas fotos atuais da XL-125, já em fase de desmontagem. Tá feio, eu reconheço, mas muita coisa é só sujeira, já que moto tá parada no sítio a mais de um ano. Detalhe, foi só por gasolina e dar umas 10 pedaladas, que pegou! Esse motorzinho é "soda"!





Após um primeiro levantamento, fiz a lista "grossa" da restauração:
  • Banco: o atual está podre não dá pra aproveitar e nem é mais original;
  • Amortecedores: são paralelos, não tem mais óleo, completamente estourados;
  • Escapamento: o atual é um "trail" barulhento e fora de padrão;
  • Carenagem do farol: ressecada e paralela, o da XL-250 é a mesma;
  • Tampas Laterais: estão boas fisicamente, mas são paralelas. Essas são difícies de achar!
  • Paralamas dianteiro: é ORIGINAL, mas está bem desgastado. Vou procurar um novo, em último caso eu restauro o dela mesmo;
  • Tampa do tanque: tá enroscando a trava, vibrando e vazando. Como é a mesma da XL-250 não deve dar muito trabalho pra achar;
  • Suporte e tampa de bateria: o suporte (caixa) precisa ser trocado, se eu não encontrar novo o que tem nela será submetido a uma funilaria de restauração. A tampa já encontrei e será trocada;
  • Miolo da chave: qualquer coisa abre ele, vou tentar encontrar o original e ver se tem compatilibilidade com o de outras motos, como a CG, por exemplo;
  • Aro traseiro: vou colocar o original. A medida é 18", o mesmo da Turuna/CG, relativamente fácil de achar;
  • Pneus: ainda não decidi se coloco os originais Pirelli MT-40 ou o Pirelli MT-70, mais moderninho, mais barato e mais On Road, vamos ver. Se for pelo lado da originalidade será o MT-40 mesmo;
  • Iluminação: as setas dianteiras precisam apenas de novas lentes, as traseiras serão substituídas, pois são paralelas. A lanterna traseira também não é genuína, é compatível com a da CG Titan de 90 a 00 e com a CBX Strada, será trocada. O farol ainda é o original;
  • Parte elétrica: o chicote ainda precisa ser inspecionado, mas está tudo funcionando, iluminação, buzina, sistema de carga, tudo certinho. Acho que será necessária apenas uma inspeção e limpeza dos contatos. Ví por aí que o pessoal costuma selar os conectores com silicone, talvez eu faça isso;
  • Motor: está bom ainda, já tem uma retífica (0,25 mm), vou apenas trocar alguns retentores e juntas. Se eu encontrar um cilindro original a preço bom eu compro e deixo guardado, e também um kit de pistão e anéis standard. Quando esse motor fundir troco tudo;
  • Pintura: vou fazer só o necessário, o que der retoque (quadro, por exemplo) não vou pintar. A idéia é não perder as marcas do tempo, e o que puder ser preservado da fábrica será mantido. O que for repintado será feito com alto padrão de qualidade;
Como dá pra ver, o trabalho será imenso, mas tenho certeza que o resultado será muito positivo, e daqui a alguns anos poderei me orgulhar da "magrela", e quem sabe, até colocar uma plaquinha preta na danada!

Té+