segunda-feira, junho 01, 2009

CB 300R versus CBX 250 Twister

Salvem,

Agora não é mais especulação. A Honda anunciou oficialmente as substitutas da Twister e da Tornado. São elas: CB 300 R e XRE 300 respectivamente.


Os modelos causaram muito alvoroço no meio motociclístico, despertando paixão e ódio antes mesmo de seus lançamentos. Aliás, há muito tempo esse é um dos assuntos mais "bombantes" nos fóruns e rodinhas de amantes das duas rodas. O que a Honda estaria planejando, como seriam os modelos, e a cilindrada?

Sem sombra de dúvidas o modelo mais esperado era o da substituta da Twister, uma moto que era (e talvez ainda seja) o primeiro patamar de quem quer dar o primeiro passo acima das 125/150cc. O novo modelo enfim chegou, e como não poderia ser diferente, trazendo um pacotão de mudanças, tanto em design, quando em mecânica e ciclística.

Na internet há fotos aos montes - aqui temos algumas - onde as mudanças de design podem ser vistas. Mas e o restante? Como ficou a mecânica da nova "motona"? Para acalmar um pouco a curiosidade fizemos um comparativo (bem limitado) entre as fichas técnicas da recém-nascida CB 300R e a saudosa CBX 250 Twister. Vamos aos números.

CB 300 RCBX 250 Twister
MotorDOHC, 291,6cc, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar, com radiador de óleoDOHC, 249cc, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar, com radiador de óleo
Potência Máxima26,53 cv a 7.500 rpm24 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo2,81 kgf.m a 6.000 rpm2,48 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x Curso79,0 x 59,5 mm73,0 x 59,5 mm
AlimentaçãoInjeção eletrônica de combustível PGM-FICarburador VEA2A, Venturi de 30,1 mm
Relação de Compressão9,0 : 19,3:1
Sistema de LubrificaçãoForçada, por bomba trocoidalForçada, por bomba trocoidal
Sistema de IgniçãoEletrônicaEletrônica
Bateria12V – 6 Ah12V – 6 Ah
Farol (Alto/Baixo)60/55W - lâmpada halógena35/35W - lâmpada halógena
Sistema de PartidaElétricaElétrica
Capacidade do Tanque18 litros (3,0 litros de reserva)16,5 litros (reserva 2,5 litros)
Óleo do Motor2,0 litros (1,5 litro para troca)1,8 litros
Transmissão5 velocidades6 velocidades
EmbreagemMultidisco em banho de óleoMultidisco em banho de óleo
Suspensão DianteiraGarfo telescópico com 130 mm de cursoGarfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão TraseiraMonoamortecida com 105 mm de cursoMonoamortecida com 100 mm de curso
Freio DianteiroDisco simples de 276 mm de diâmetro Cáliper de duplo pistãoDisco simples de 276 mm de diâmetro
Freio TraseiroA tambor com 130 mm de diâmetroA tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu Dianteiro110/70 – 17M/C 54H (sem câmara)100/80 - 17 M/C 52S (sem câmara)
Pneu Traseiro140/70 – 17M/C 66H (sem câmara)130/70 - 17 M/C 62S (sem câmara)
ChassiBerço semiduploBerço semiduplo
Altura do Assento781 mm782 mm
Altura Mínima do Solo183 mm162 mm
Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.)2.085 x 745 x 1.0402.031 x 746 x 1.057 mm
Entre-eixos1.402 mm1.369 mm
Peso Seco143 kg139,7 kg


Vai aqui MINHA opinião sobre algumas das mudanças. Ela é PESSOAL, portanto pode não refletir o que a maioria pensa sobre elas:
  • Retrovisores cromados: nada a ver. Não há detalhes cromados na moto, de onde tiraram esse negócio?
  • Balança traseira em aço: um retrocesso, pq não deixaram a firme e bela balança em alumínio da Twister?
  • 5 marchas: significa uma evolução. Muitos devem achar isso uma heresia, mas saibam que a Twister tem 6 marchas para poder compensar o torque e potência que chegam mais tarde (altos giros), já que seu motor de 4 válvulas privilegia altas rotações e é mais "chocho" em baixas. A injeção e o maior torque da CB 300 permitem o uso de apenas 5 marchas sem prejuízo para a velocidade final e dirigibilidade no cidade. Além disso, convenhamos que é um saco ficar trocando de marcha todo o tempo.
  • Farol: o da Twister é ruim, o da CB 300 tem quase o dobro da potência e um defletor aprimorado, certamente vai iluminar bem mais.
  • Escapamento: assim como o retrovisor, não combina com o conjunto. Deveria ser fosco (em tom alumínio) ou preto.
  • Painel: um primor! Aquele "conta-girão" (o nome certo é tacômetro) analógico no centro é show de bola. O velocímetro digital também é moderno e agradável.


Por enquanto o que dá pra comentar é isso. Vamos esperar chegar na concessionária pra dar uma volta e ter mais impressões.

Té+

26 comentários:

PNA disse...

Gostei do Breve Comparativo

Anônimo disse...

infelismene tenho que diser,tinha uma twister,compra a cb 300r,10,,a 00,natwister.vitor.

Anônimo disse...

eu tenho uma twister 2006/2007 e já coloquei duas cb300 para comer poeira...

rodrigocambraia disse...

a 6ª marcha é bem melhor para quem viaja.... além do quê, deixa a trezentinha lá trás!!! Vrum

Anselmo da CB300 disse...

Esse vai para o Rodrigo Cambraia, tenho uma CB300 e nunca abri parada para uma CBX250, espero um dia encontrar com vc na estrada e colocar vc pra comer poeira... Hehehe... ;D

Anselmo Santos 300cc

Fernando Nappe disse...

Salve Galera,

Essa lance de velocidade final é relativo. Depende de muitos fatores: peso do piloto, condições da moto, combustível, etc. Twister e CB300 são muito parelhas em relação a isso, ambas chegam em torno dos 150 km/h (ponteiro). O mais importante nem é isso galera, o que vale mesmo é o prazer de rodar!! Curtam suas motos como responsa.

Abraços

valdi disse...

ola galera meu nomi e valdi ja ouvi varios comentarios que a twister so chega a 140 no ponteiro eu tenho uma twister 2008 e poso garanti javi varias vezes o ponteiro bater aos 160 e nao e papo de fanatico nao e puro testi eu tenho 1.70 de altura 84 quilo so nao digo que ela andi mais que a cb300 porque ainda nao testei mas vou avisar se atijir menos de 160 vai comer pueira da twisti

A.S. Link NET disse...

Ja deixei duas tresentinhas para traz e olhe os pilotos eram bons colegas meus e rodam no cacete direto, a minha tutuzinha cola o 160km facil facil, ja virou vicio dela... realmente n troco minha tutu 2008...

doguinha GV/MG disse...

ou velho tenho minha twistona 2008 e já andei na cb 300,e so abro mâo da twister se for pra falcom 2008 q ai no lugar de colocar a cb pra comer poeira eu coloco a ridicula da xre 300 vlw galera..

Robson disse...

Tenho uma twister cbx 250 2008 que comprei tem uns 3 meses. Eu estava muito em dúvida se comprava uma 250 usada ou uma 300 nova. Tinha grana pra comprar qualquer uma das duas a vista, mas optei pela 250, pois achei uma em perfeito estado de conservação. Tinha apenas 11 mil Km (agora está com 13), custava quase metade do preço da 300, diferença de potencia mínima de potência, e é uma moto que quase não perde valor, ao contrário da cb300, que se compra por 12 mil e depois de 1 ano se vender por 10 é lucro. Acho muito mais negócio ter uma twister do que uma cb300.

Anônimo disse...

CB 300 comer poeira da twister? aah se eu te encontro na estrada Rodrigo Cambraia, ai queria ver tu é arroxado mesmo com tua aposentada twister.

claudiodelgado disse...

Não vou desmerecer gosto de ninguém,mas q me desculpem os frustados,questão de mal gosto não se discute,lamenta-se,e ter uma twister realmente é uma questão de BOM GOSTO,tenho uma 2005 e não vendo,não troco,não dou,não empresto e não perco para essas 300tinhas.

claudiojose disse...

Dando continuidade ao meu comentário anterior,gostaria de lembrar aos amantes da 300tinha que a HONDA já deu um jeito de reeditar a TWISTER colocando no mercado a nova CBX 250R,pergunto aos amantes do FRACASSO em forma de moto,porque será que não deram continuidade à 300?

Anônimo disse...

cb 300 so tem nome porke fecha a cara e 291.5 trezenta nada.. e tw joga cb 300 e xr fei pra trais.. da nada!

de tw e bem melhor cb 300 so desvaloriza e vive quebrando.. a unica coisa q quero da cb 300 se eu achar e as rodas diant. traseira com freio a disco abs. e to doido pra achar um dono de cb pra apostar. pra min ganhar as rodas ^^ a unica coisa q presta da cb 300 e o freio abs nas duas rodas

luyz disse...

.....kkkkk, bem tenho um twister ano 2007, e meu vizinho tem uma cb300r 2012, vou falar que de saida, e na subida, cara a cb300r, e muito mais moto, ja de final pra viajem, as 2 são identicas, pra quem fala que a sexta marcha da twister vale alguma coisa, ela so esta lah de enfeite, pq ela só baixa a rotaçao do motor, pq ela nao faz andar mais..

Anônimo disse...

Os cara falam tao mal da cb 300...
tenho uma cg 150 ex 2011, original so tem um torball polimet, do taio na twister do meu vizinho a twister dele corta em 140 km/h e a cg da 145 km/h dae vc vai fala mal da cb q da 170 nao fala bobagem...

anjosanto disse...

olha eu so sei a cb 300 tem uma saída demais mas na reta com a twistter amigo a diferença é pra avacalha muitos falam que a 6 macha nao influência claro que influencia por que eu achava que não mais que não eu tava com uma twistter e dei uma acuhanda atriz de um cb 300 que achava que não pegava nao so peguei como dei língua pro cara auando passei dele e abrei bem pra quem acha que nao da pau faz o teste

jadson_zumbi@hotmail.com disse...

amigão vc ai da 150 ex 2011 tenha vergonha na cara e deixe de ser mentiroso , tenho aq uma twister 2007 pra correr com vc ,querover vc dar nela .......
e pra te faser vergonha , tee desafio pra correr com minha fan 125 2011 ...e ai topa

Anônimo disse...

Nem CB 300 nem Twister, minha DT 200r bota as duas no bolso! Moto é Yamaha o resto é pura "onda"!

fardley melo disse...

DT 200r? olha esse doido kkkkkkkkkkkkkkk. minha twister 2006 poem essa aposentada da DT logo no caixão! :p
@fardley

lourivan ,pequenas notaveis disse...

CB e merda pura ,não existe CB pra pega Twister ,olha passei minha Twister pra 300 ,180 na reta ,tem uma Sport aki da 160 só tem moto doida maluco

Anônimo disse...

300 num ta com nada pra min a que anda msm ea twister a moto eh nojenta tem presença onde passa nego endoida ... Quem lrva moto a serio compre uma twister...

Anônimo disse...

SO DIGO 1 COISA CB300 NAO ACOMPANHA TWISTER NUNCA, DIGO PORQUE JA TIVE AS 2, A TWISTER SO PERDE NA ARRANCADA MAS NA FINAL A TWISTER SOME NA FRENTE DA 300.

Anônimo disse...

bom tenho uma twister 2007 com 25mil Km rodados experiencia propia cb leva vantagem em subidas ja na reta nao pega nao e outra perde muito valor ja tem cb300 2010 valendo r$ 7000,00 reais então eu prefiro ficar com minha tutu paguei barato e esta mi atendendo muito bem

Anônimo disse...

tenho uma rd350 interona em perfeito estado ganha de todas essas motos que vocês estão falando e quando saio pra da uma volta parece que essas motos se escondem pode vir cb 500 tambem se quisér

Henrique disse...

Twister e que e a moto ..... doida de fuga pirada e força a minha eu não me desfaso dela ..