terça-feira, maio 20, 2008

Zeos

Salve,

Nas aplicações que desenvolvo sempre usei o Firebird, principalmente a versão 1.5, mas agora que a versão 2.0 (estou usando a 2.0.3) já está bem madura e consistente, decidi que é hora de migrar algumas aplicações já existentes e começar a usá-la nos novos produtos.

A primeira dúvida foi qual driver de acesso usar. Nas outras versões do FB, sempre usei DBExpress com Driver UIB (Unified Interbase), mas ele mudou muito, deixou de ser apenas um Driver e passou a ser um pacote de componentes, aí desanimei. Não sou fã desse negócio de configurar isso, compilar aquilo, sou simplista e ponto! Ainda mais porque uso o UserControl para controle de acesso, o que me faz pensar muito na ora de mudanças profundas.

Não precisei perquisar quase nada pra encontrar boas referências aos Zeos, que é usado principalmente pra acessar o PostgreSQL, decidi então testá-lo, e que maravilha! Ele só tem me trazido alegrias.

Primeiro, é fácil de instalar, bastou compilar os DPK's e pronto. Segundo, é facílimo de configurar e utilizar, principalmente em rede! Que tranquilidade. Como uso ClientDataSet, bastou trocar o SQLConnection do DBExpress pelo ZConnection do Zeos, configurar algumas propriedades e estabelecer a conexão com o FB 2.0.

Componentes da Palete Zeos Access

No entanto, ainda acho cedo pra aclamá-lo, vou fazer mais testes e postar os resultados aqui. Provavelmente, vou desenvolver uma "aplicaçãozinha" de exemplo.

Até+

3 comentários:

Fabiano Couto disse...

Olá..
TB uso o Firebird 2 e o ZEOS. Fiz um programa utilizando Firebird e Zeos, na minha máquina funciona que é uma maravilha... Quando instalo em outra maquina não funciona. Vc pode me dizer quais arquivos preciso levar junto para funcionar...
Atualmente estou levando as dlls do zeos e firebird

?????
obrigado

Anônimo disse...

vc esta refazendo o caminho do banco de dados no novo computador?

Fernando Nappe disse...

Olá Pessoal.

Quando se leva um EXE para uma máquina que não seja a do desenvolvedor, é necessário ou ter o serviço do Firebird rodando na máquina, ou ter estar em uma rede onde se possa acessar o servidor. Aí basta apontar para o servidor e informar o nome do banco. Com relação aos arquivo, é só levar as DLL's do Firebird e as DLL's do DBExpress.

Abraço