domingo, agosto 29, 2021

A internet está doente

Num dia desses li essa frase, e ela me chamou a atenção. Poderia a internet estar doente?

Ao que parece sim, ela está doente. Ela adoeceu por influência da mesma sociedade que deu a ela tanto vigor. Ela está contaminada com ideias imbecis, com opiniões pessoais transformadas em teorias, com mentiras e notícias falsas e, principalmente, contaminada com INTOLERÂNCIA.

Ela se tornou binária, ou você é do lado A ou você é do lado B. E se você não concorda com um dos lados, automaticamente você é do outro. Não é permitido ser diferente, não é permitido ser equilibrado.

Está assim na política,  ou você é de esquerda ou é direita. E coitado de você se não escolher lado! A internet já deu até nome para quem não toma partido nesse debate raivoso, chamam essa pessoa de "isentão" e o detonam. Os de direita dizem que o "isentão" é um esquerdista que não saiu do armário. Já os de esquerda, dizem que o "isentão" é um fascista em potencial. Meio termo não é permitido.

Essa mesma polaridade é vista nas questões sociais. Se você não declarar seu amor a alguma causa ou a algum grupo de diversidade você já á taxado "alguma-coisa-fóbico". Tudo virou fobia!

O que simplesmente não entendem, é que aquele que não tem um lado, pode simplesmente estar do lado de todos.

Na política, o "isentão" pode ter escolhido ficar do lado do seu país, querendo o melhor para toda a população, independentemente se quem ganhou a eleição foi o seu candidato ou o candidato do seu vizinho. Ele não vê quem tem opinião diferente como inimigo a ser abatido.
Nas questões sociais, o alguma-coisa-fóbico talvez não precise gritar, agitar bandeiras ou fazer barulho, pois ele já entende que do outro lado há uma pessoa, um ser humano, com os mesmos direitos que ele, não importando quais é sua cor, sua religião, sua opções sexual. Simples assim.

Quando a sociedade entender que estamos no mesmo planeta, vivendo juntos, que somos uma só raça, e que caminhamos para um mesmo destino, nesse dia, não será mais necessário escolher um lado.

Logo, a internet não está doente, a sociedade é que está. Está intolerante, raivosa, egoísta e corrompida. Podemos curá-la, ainda há salvação. Se cada pessoa fizer um pouquinho, cultivando em seus corações bons sentimentos, como paciência, tolerância, empatia, generosidade e, principalmente, se praticar esses sentimentos através de ações, o mundo e a internet se tornarão lugares bem melhores.

Nenhum comentário: