sexta-feira, março 30, 2007

Operador Ternário em C#

Como já comentei, comecei minha aventura rumo ao badalado C#. Apesar de já ter lido uma coisa ou outra sobre ele e de conhecer a base da programação orientada a objetos, preferi partir do zero, estudando o seu "core", ou seja, seus comandos básicos e suas sintaxes. Também estou procurando me livrar dos vícios de programador orientado a ambientes RAD, não que não se possa programar orientado a eventos em C#, mas se fizer isso, não se pode usufruir de todos os benefícios da POO.
O primeiro recurso diferente que encontrei foi o operador ternário. Para quem já usou o MS Excel, o operador ternário pode ser comparado à função "SE", onde em uma única instrução podemos escolher entre dois valores. A sintaxe do operador ternário é:

condicao ? valor_se_verdadeiro : valor_se_falso

Abaixo eu mostro um exemplo; nele declaro 3 variáveis A, B e C. A e B recebem valores quaisquer, enquanto C vai receber o maior valor entre A e B.

Para os valores sugeridos no exemplo o resultado será:



Neste exemplo usei o Turbo C# da Code Gear, uma excelente ferramenta.

Abraços.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana!!! vlw me ajudou!