terça-feira, julho 08, 2008

Preview Personalizado com Quick Report

Salve,

Muitos não gostam dele, mas ainda acho que o QuickReport é um dos mais práticos (não disse um dos melhores) geradores de relatório para Delphi. Não precisa de nenhuma configuração especial, é levinho, funcional, e é por isso que eu ainda o utilizo ostensivamente em meus sistemas.

Pensando nos desenvolvedores que como eu usam o QReport, revolvi publicar o código e formulário de um Preview Personalizado que desenvolvi, que inclui algumas funcionalidades interessantes, como a possibilidade de se exportar o relatório para um arquivo CSV, que pode ser aberto DIRETAMENTE em planilhas eletrônicas sem a necessidades de codificações mirabolantes, e de ser totalmente em português, que ajuda muito aos usuários "monoglotas" :)



A primeira providência a se tomar é a atualização do QReport para a versão 3.5, pois a que acompanha o Delphi não é a versão mais atual do pacote, e por isso não inclui o componente QRPreview, fundamental nesse exemplo. As atualizações podem se baixadas no seguintes links: D5, D6 e D7. Após baixar o arquivo basta instalá-lo normalmente, o instalador atualizará o Delphi, não precisa se preocupar em reconfigurar nada.

Depois de instalada a atualização já pode executar a aplicação de exemplo (Delphi 7), que inclui um form com um ClientDataSet, um QuickReport e o formulário do Preview, além é claro, dos códigos utilizados na exibição do mesmo. Chamo a a atenção para o evento OnPreview do QuickReport, pois é onde reside a codificação que exibe o preview.

Importante: é necessário adicionar a Unit QRPrntr na unit do relatório.

Até +

3 comentários:

Fernando Nappe disse...

Dear Ioan,
Download the application example.
Tks

Anônimo disse...

Valeu cara!

Vou pegar umas dicas do seu para fazer um que atenda às minhas particularidades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.