terça-feira, junho 15, 2010

Restauração XL-125 S - Parte 1

Salve,

Minha história com motos é antiga, e tem uma moto em particular que está comigo de 1994 e que já me ajudou muito, e com a qual nunca tiver dor de cabeça, sempre valente e prestativa, essa é minha XL-125, que atualmente está abandonada numa garagem lá no sítio.

Por tudo que essa moto já me serviu, e pelo valor sentimental que ela tem, acho que estou sendo ingrato, por isso resolvi submetê-la a um processo de restauração. Obviamente, que não compensa em termos financeiros, pois as peças dessa moto, além de difíceis de achar, são caras, dadas a pouca disponibilidade. Com a grana que vou gastar comprava outra motinha, mas diz o ditado né :- "Mais vale o gosto de que o dinheiro no bolso".

Pelas minhas contas, devo gastar algo em torno de R$ 2.500,00 na restauração, somente com peças genuínas Honda, paralelo só em último caso mesmo, quando se esgotarem todas as fontes de busca. O que ajuda é que algumas peças de acabamento e periféricas são da XL-250, uma moto que teve bem mais saída que a XL-125, então dá pra usar. No motor é tranquilo, já que é o mesmo da ML e da Turuna. Porém, tem algumas que são específicas do modelo, e aí o bicho pega!

A seguir, algumas fotos atuais da XL-125, já em fase de desmontagem. Tá feio, eu reconheço, mas muita coisa é só sujeira, já que moto tá parada no sítio a mais de um ano. Detalhe, foi só por gasolina e dar umas 10 pedaladas, que pegou! Esse motorzinho é "soda"!





Após um primeiro levantamento, fiz a lista "grossa" da restauração:
  • Banco: o atual está podre não dá pra aproveitar e nem é mais original;
  • Amortecedores: são paralelos, não tem mais óleo, completamente estourados;
  • Escapamento: o atual é um "trail" barulhento e fora de padrão;
  • Carenagem do farol: ressecada e paralela, o da XL-250 é a mesma;
  • Tampas Laterais: estão boas fisicamente, mas são paralelas. Essas são difícies de achar!
  • Paralamas dianteiro: é ORIGINAL, mas está bem desgastado. Vou procurar um novo, em último caso eu restauro o dela mesmo;
  • Tampa do tanque: tá enroscando a trava, vibrando e vazando. Como é a mesma da XL-250 não deve dar muito trabalho pra achar;
  • Suporte e tampa de bateria: o suporte (caixa) precisa ser trocado, se eu não encontrar novo o que tem nela será submetido a uma funilaria de restauração. A tampa já encontrei e será trocada;
  • Miolo da chave: qualquer coisa abre ele, vou tentar encontrar o original e ver se tem compatilibilidade com o de outras motos, como a CG, por exemplo;
  • Aro traseiro: vou colocar o original. A medida é 18", o mesmo da Turuna/CG, relativamente fácil de achar;
  • Pneus: ainda não decidi se coloco os originais Pirelli MT-40 ou o Pirelli MT-70, mais moderninho, mais barato e mais On Road, vamos ver. Se for pelo lado da originalidade será o MT-40 mesmo;
  • Iluminação: as setas dianteiras precisam apenas de novas lentes, as traseiras serão substituídas, pois são paralelas. A lanterna traseira também não é genuína, é compatível com a da CG Titan de 90 a 00 e com a CBX Strada, será trocada. O farol ainda é o original;
  • Parte elétrica: o chicote ainda precisa ser inspecionado, mas está tudo funcionando, iluminação, buzina, sistema de carga, tudo certinho. Acho que será necessária apenas uma inspeção e limpeza dos contatos. Ví por aí que o pessoal costuma selar os conectores com silicone, talvez eu faça isso;
  • Motor: está bom ainda, já tem uma retífica (0,25 mm), vou apenas trocar alguns retentores e juntas. Se eu encontrar um cilindro original a preço bom eu compro e deixo guardado, e também um kit de pistão e anéis standard. Quando esse motor fundir troco tudo;
  • Pintura: vou fazer só o necessário, o que der retoque (quadro, por exemplo) não vou pintar. A idéia é não perder as marcas do tempo, e o que puder ser preservado da fábrica será mantido. O que for repintado será feito com alto padrão de qualidade;
Como dá pra ver, o trabalho será imenso, mas tenho certeza que o resultado será muito positivo, e daqui a alguns anos poderei me orgulhar da "magrela", e quem sabe, até colocar uma plaquinha preta na danada!

Té+

15 comentários:

Anônimo disse...

Coma vai a restauração da XL? Sou proprietário de uma 87/88. A moto é muito boa. E minha desde zero! Voce poderia indicar como é o processo para a placa preta?
Sds Paulo.
Meu email: voabaixo@ig.com.br

Fernando Nappe disse...

Salve Paulo, tudo bem?

Não é um processo simples, envolve vários requisitos. Boas informações pode ser conseguida aqui:

http://www.carroantigo.com/portugues/indice_ccal.htm

Abraço e té+

Unknown disse...

Que dahora, achei seu blog pesquisando sobre programação..

E o legal é que ganhei uma XL125s do meu pai faz um ano :] ela veio toda original e até não tava feia, só mal cuidada..

Mas diferente de vc, aos poucos fomos modificando e nesse exato momento ela está 100% desmontada

Fizemos o motor, vamos pintar o quadro e alterar ele, deixar tudo top e fazer a motard 125 mais linda *--* e tudo isso com aquela suspensão traseira nada moderna ^_^
vai ficar show :)

será que posso deixar email aqui??

Unknown disse...

ahh nem me liguei que a moderação é vc mesmo lol se quiser trocar umas fotos das motos bruno-wolff@hotmail.com

Anônimo disse...

Cesar k legal a restauracao, sou dono d uma 1994 .acesse no youtube: cesarnatalicio

Fernando Nappe disse...

Salve,

Parabéns pelas restaurações/alterações, dá trabalho mas vale a pena. Se precisarem de alguma dica, estamos aí.

Abraço.

doutoilde disse...

ola meu amigo eu to com uma xl aqui vc pode mim ajudar trocaram o alternador dela ele esta bom mas as cor dos fios nao combinao com o chicote da moto eu to confuso com isso.meu msn freitas-09@hotmail.com

tur 53 disse...

Olá amigo queria saber se da para usar o tanque da xl 250 na xl 125? Obrigado

Fernando Nappe disse...

Ola Tur53. Sinceramente, sem adaptação, não. O tanque da XL 250 é maior e com encaixes diferentes. Procure no Mercado Livre, já vi muitos tanques lá, inclusive novos. Abraço

Anônimo disse...

o amigo tenho uma parecida com a sua não consigo comprar aquele paralama interno traseiro eu acho que é esse o nome pode me ajudar valeu email cloves.ruiz@hotmail.com

Fernando Nappe disse...

Caro cloves.ruiz@hotmail.com, como vai?

Em primeiro lugar, obrigado por visitar o blog. Agora, qual exatamente é o paralama interno traseiro? É aquele de plástico que fica perto da caixa de ar?

Forte abraço

Leandro Calais disse...

Olá amigos me chamo leandro sou dono de uma honda XL125s ano 88 a fiz uma geral nela, pois antigo dono a deixou jogada, mota esta otima caburador limpinho, tanque limpo, reguladinha. Porem farol esta super fraco, ja coloquei bateria ok, vi fios etc. alguem tem alguma dica.. grato aguardo dicas.

leandrocalais@live.com

Obs. moto muito boa economica, em grande estilo, rs

Ricardo disse...

Mas não tem problema algumas peças serem paralelas, até pq originais não fabricam mais. Ninguém sabe que são paralelas.

Ricardo disse...

Boa noite Fernando. Tenho uma XL 125 amarela e preta, ano 1988. Meu pai comprou nova, ficamos com ela 24 anos, e resolvi vendê-la em 2012. Me arrependi. Na semana passada comprei ela novamente, mas bem acabada, não está funcionando, preciso dar uma reformada geral. Já solicitei orçamento e estou aguardando.
Muito provavelmente não será possível colocar as peças originais, porém as paralelas serão dela mesmo (e não adaptações de outras motos). As peças originais além de não serem novas, são difíceis de encontrar e 10 vezes mais caras. Terei que trocar escapamento, raios, fazer solda e alinhamento do quadro, pintura geral, troca de carenagens, cabos, rolamentos, conserto do motor (a correntinha do comando furou o bloco), chicote, pedais, estribos, caixa de bateria, caixa da direção, velocímetro, chave de luz, polimento dos aros, troca de pneus, manetes, paralama interno traseiro, troca da lente da lanterna traseira que está de outro modelo, etc.
Eu mesmo iria fazer a reforma, porém haveria muitos serviços que não seria possível eu fazer, e que quem já trabalha no ramo sabe os canais e fornecedores, sem eu ter que ficar pagando pelo frete de cada peça via Mercado Livre... Enfim, quanto você acha que irá custar essa reforma? Lembrando que procurarei manter algumas coisas originais que já estão nela (motor, velocímetro, carburador, aros, paralama traseiro, estribos, quadro, guidão, interruptor do motor, amortecedores dianteiros, entre algumas outras coisinhas originais). O resto terá que ser paralelo mesmo, mas como eu já disse, serão dela mesmo, e não adaptações de outras motos. Tenho certeza que ficará nova, o que você acha de tudo isso?

Fernando Nappe disse...

Salve Ricardo. E aí, tudo bem? Desculpa a demora em responder. Vamos lá!
Olha, em primeiro lugar, a vermelha e preta é linda. A 1988 preta e a 1985 branca são as mais bonitas (na minha opinião).
Sobre o custo, depende do grau de originalidade que deseja. Com peças genuínas vai ficar caro, e quando eu digo caro, quero dizer pelo menos umas 2x o preço de mercado da moto. Se for por na ponta do lápis, não compensa. A gente faz porque GOSTA! No meu caso, a moto tem valor sentimental e resolvi dar um descanso digno a ela.
Pesquisa bem, ainda acha muita peça original por aí, garimpa sem pressa e dá pra fazer bom negócio. Procure catálogo de peças dela, da ML/Turuna, as peças de motor e muitas outras são compartilhadas. Boa sorte. Abs.